Gostou do Artigo ? |
Após nove meses forçados na Estação Espacial Internacional (ISS), devido a falhas técnicas na cápsula Starliner da Boeing, os astronautas norte-americanos Butch Wilmore e Suni Williams regressaram finalmente à Terra.
A viagem de regresso foi possível graças a uma cápsula da SpaceX, onde seguiram também Nick Hague (NASA) e Alexander Gorbunov (Rússia), que viajaram até à ISS com dois lugares extra destinados ao resgate dos colegas. A desacoplagem da cápsula ocorreu na manhã de terça-feira, tendo como destino a costa da Florida.
Originalmente, Wilmore e Williams deveriam regressar apenas uma semana depois da sua chegada à estação espacial, em junho de 2024. No entanto, os problemas técnicos obrigaram a NASA a recolher a Starliner sem tripulação e a adiar sucessivamente o regresso, que acabou por acontecer agora, após novos atrasos relacionados com a SpaceX.
A partida foi carregada de emoção, com Anne McClain, da NASA, a despedir-se dos colegas: “Vamos sentir a vossa falta, mas façam uma boa viagem de regresso a casa”.
O caso destes astronautas tornou-se mediático e um símbolo de resistência, transformando, com algum humor, a expressão “preso no trabalho” numa realidade literal.
Splashdown, #Crew9!
NASA’s SpaceX Crew-9 mission carrying @NASA_Astronauts Butch Wilmore, Suni Williams, Nick Hague, and Roscosmos cosmonaut Aleksandr Gorbunov splashed down off the coast of Florida near Tallahassee at 5:57 pm EDT. Welcome home, crew! pic.twitter.com/x3yrIAayqW
— NASA’s Johnson Space Center (@NASA_Johnson) March 18, 2025
Gostou do Artigo ? |