| Gostou do Artigo ? |
O Supremo Tribunal Federal do Brasil alcançou maioria para condenar Jair Bolsonaro pela tentativa de golpe de Estado, em 2022. A decisão ficou selada com o voto da juíza Cármen Lúcia, que considerou provado que o ex-presidente liderou, juntamente com militares, ex-ministros e figuras-chave do governo, um plano sistemático para fragilizar as instituições democráticas e travar a alternância de poder após a vitória de Lula da Silva.
Bolsonaro, de 70 anos, já está inelegível para as eleições de 2030 e encontra-se em prisão domiciliária desde agosto. Poderá ser condenado a até 43 anos de prisão, dependendo da avaliação final dos juízes, que discutirão as penas nesta sexta-feira.
Para além de Bolsonaro, estão em julgamento outros sete réus, que também negam qualquer envolvimento no alegado golpe. O processo ainda prevê várias fases antes da fixação definitiva da pena, e a defesa poderá apresentar recursos ao Supremo Tribunal. A prisão efetiva de Bolsonaro só ocorrerá após esgotados todos os mecanismos de recurso.
| Gostou do Artigo ? |
