| Gostou do Artigo ? |
Nuno Rogeiro, comentador da SIC Notícias, admitiu que o descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, pode ter sido um atentado. A sua análise baseia-se no facto de terem sido encontrados vários passaportes israelitas entre os feridos: “Foram encontrados quatro passaportes israelitas e identificados mais três cidadãos de Israel com passaportes de outro país. Sete israelitas numa ocorrência destas não me parece coincidência.”
Rogeiro reforça a necessidade de aguardar pela investigação oficial: “É preciso recolher provas, analisar elementos e dar tempo às entidades para trabalhar sem pressões externas.”
O GPIAAF revelou os primeiros resultados: o cabo que unia as duas cabinas cedeu no ponto de fixação dentro do trambolho superior da cabina n.º 1, desencadeando o acidente. Apesar de o guarda-freio André Marques ter acionado os freios pneumático e manual, estes não foram suficientes para impedir o descarrilamento devido à massa das cabinas não estar equilibrada pelo cabo de ligação.
A investigação destaca ainda que a zona do trambolho onde ocorreu a falha não é visível sem desmontagem, e não foram encontrados defeitos nos freios ou componentes acessíveis à inspeção visual.
| Gostou do Artigo ? |
