Gostou do Artigo ? |
O primeiro-ministro Luís Montenegro anunciou a escolha do campo de tiro de Alcochete como localização para o novo aeroporto de Lisboa. O novo aeroporto vai chamar-se “Luís de Camões”.
Governo decidiu seguir a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI) depois de Montenegro ter dito, antes das eleições, que a decisão poderia ser diferente daquela sugerida pela CTI. Parece que, finalmente, o novo aeroporto de Lisboa vai encontrar a sua casa em Alcochete, no campo de tiro. Bom, não é uma combinação comum, mas quem diria que o nome escolhido será “Luís de Camões”?
Montenegro anunciou que o projeto que foi aprovado em Conselho de Ministros esta terça-feira vai ser batizado de “Luís de Camões”. A Terceira Travessia do Tejo está programada para surgir em 2034, anunciou ainda Montenegro.
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, que falou depois do primeiro-ministro, lembrou ainda que Alcochete já teve a Declaração de Impacte Ambiental aprovada, embora a mesma esteja atualmente caducada. Além disso, é mais próximo de Lisboa comparativamente a Vendas Novas, exigindo menos tempo e custos de deslocação.
O Governo apontou também como vantagem a proximidade de Alcochete às principais vias rodoviárias e ferroviárias, o que permite descentralizar o tráfego do centro de Lisboa. Parece que tudo está a ser pensado com muito cuidado para facilitar a vida dos viajantes.
Nos fundamentos do Governo para a decisão, pesou ainda a possibilidade de acomodar os planos de expansão da TAP, que tem projeções preliminares de 190-250 aeronaves em 2050. As soluções duais poderiam colocar em causa a sustentabilidade do ‘hub’ (plataforma de distribuição de voos).
Gostou do Artigo ? |