Famosos

ÚLTIMA HORA: Ministro português encontrado morto em casa

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto

O ex-ministro da Administração Interna Miguel Macedo faleceu esta quinta-feira, em Braga, vítima de um ataque cardíaco. Tinha 65 anos e deixou um legado marcante no panorama político português.

Natural de Braga e licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, Miguel Macedo iniciou a sua carreira política na Juventude Social Democrata (JSD) e depois aderiu ao Partido Social Democrata (PSD), onde se destacaria ao longo das décadas seguintes.

Foi eleito deputado à Assembleia da República por sete vezes, em 1987, 1991, 1995, 1999, 2002, 2005 e 2009. Além disso, teve um papel ativo no governo, sendo nomeado secretário de Estado da Juventude no governo de Aníbal Cavaco Silva, entre 1990 e 1991, e secretário de Estado da Justiça entre 2002 e 2005, no governo de coligação PSD/CDS-PP.

Miguel Macedo também se destacou como secretário-geral do PSD entre 2005 e 2007, durante a liderança de Luís Marques Mendes, e foi o líder do grupo parlamentar do PSD. No auge da sua carreira política, ocupou o cargo de ministro da Administração Interna, entre 2011 e 2014, no governo de Pedro Passos Coelho, onde se demitiu após ser implicado em uma investigação relacionada com o processo dos vistos Gold, do qual foi posteriormente absolvido.

Após a sua saída do governo, Miguel Macedo dedicou-se à advocacia e fez intervenções regulares como comentador no programa “O Princípio da Incerteza”, da CNN Portugal.

 

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto

Deixe o seu comentário: