Gostou do Artigo ? |
Joana de Barros Baptista, nascida a 16 de setembro de 1935, partiu deixando um legado de luta e dedicação pela igualdade de género em Portugal. A sua presença marcante e a sua contribuição para uma sociedade mais justa e inclusiva nunca serão esquecidas.
Joana de Barros Baptista foi uma mulher visionária, que dedicou a sua vida ao ensino e à causa da igualdade. Foi fundamental na criação do primeiro mecanismo oficial para a igualdade entre mulheres e homens em Portugal, abrindo caminho para a Comissão da Condição Feminina, que mais tarde se tornaria na Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
A família de Joana informou que as cerimónias fúnebres terão lugar no Centro Funerário de Cascais, em Alcabideche. O velório terá início às 17h00 de quarta-feira, seguido de uma missa no dia seguinte às 11h30, e a cremação.
Relembramos com carinho a sua passagem pela presidência da Comissão da Condição Feminina, entre 1979 e 1985, e o seu papel como alta-comissária Para Igualdade e a Família em 1997. A sua dedicação foi reconhecida em novembro de 2021, quando foi condecorada com a Ordem da Liberdade pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.
Gostou do Artigo ? |