Gostou do Artigo ? |
João Baptista foi recentemente condenado a vinte meses de prisão, com pena suspensa, pelo crime de violência doméstica. No entanto, a sua condenação não se limitou ao sistema judicial português. A TVI, estação de televisão onde o ator trabalhava, decidiu “castigá-lo” e afastá-lo da novela “Festa é Festa”. Segundo a revista TV Mais, João Baptista já tinha começado a gravar para esta comédia de sucesso, no papel da personagem Fábio.
Contudo, a TVI viu-se obrigada a encontrar um substituto para o ator e escolheu Isaac Alfaiate como a melhor opção para assumir o papel que estava sido desempenhado por João Baptista. Assim, Alfaiate terá que refazer todas as cenas que já tinham sido gravadas por Baptista, que acabaram por ser desperdiçadas.
Durante o julgamento, a juíza responsável considerou provadas várias acusações contra João Baptista, incluindo o controlo abusivo do telemóvel da companheira, ofensas verbais e físicas, e a perseguição da ex-companheira no local de trabalho. Estas acusações levaram à sua condenação.
Após a condenação, João Baptista recorreu ao Instagram para se pronunciar sobre o caso. No entanto, Zulmira Ferreira, a ex-companheira do ator, reagiu às suas declarações e fez comentários polémicos. “É um assunto que me envergonha muito. Acima de tudo, peço desculpa às pessoas que ficaram tristes com a notícia e garanto que não sou assim. Não sou nenhum agressor. Vivi, sim, uma relação muito tóxica [com Dina Kelly]. Hoje em dia, passados sete anos, tenho noção disso e não permitiria viver uma décima parte do que vivi nessa relação”, afirmou João Baptista no vídeo partilhado por si.
Apesar da sua defesa, a TVI optou por despedir o ator cerca de um mês após a sua contratação. Esta decisão surge como forma de punição pela condenação por violência doméstica, mostrando a posição da estação de televisão em relação a este tipo de comportamentos.
É importante destacar que esta não foi a primeira vez que um caso de violência doméstica envolvendo uma figura pública ganha destaque nos meios de comunicação portugueses. Estes casos têm vindo a levantar um debate público sobre o papel das celebridades na sociedade e a responsabilidade que têm em relação às suas ações.
É fundamental que casos como estes sejam amplamente divulgados, de forma a consciencializar a população sobre a gravidade da violência doméstica e a importância de denunciar este tipo de comportamentos. Acreditamos que, com informação e debate, podemos contribuir para a erradicação deste flagelo que afeta tantas pessoas em todo o mundo.
Gostou do Artigo ? |