| Gostou do Artigo ? |
O sistema informático do SNS voltou a operar normalmente às 12h15 de ontem, segundo os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
Os problemas iniciaram-se a 17 de setembro e intensificaram-se durante a madrugada, quando a rede ficou indisponível, resultando de uma alteração feita pela NOS no software da Rede Informática da Saúde.
Os SPMS explicaram que a modificação causou falhas em diversas plataformas, “afetando alguns sistemas de apoio aos cuidados de saúde, nomeadamente a Prescrição Eletrónica Médica (PEM)”. Desde cedo, vários serviços viram-se impedidos de utilizar plenamente as aplicações do SNS.
A Federação Nacional dos Médicos informou que o acesso às fichas clínicas estava condicionado, impossibilitando a realização de prescrições e a consulta de exames, o que gerou entraves importantes no trabalho clínico.
Os constrangimentos sentiram-se em hospitais e centros de saúde em todo o país, tendo o sistema sido normalizado após a resolução das falhas.
| Gostou do Artigo ? |
