| Gostou do Artigo ? |
Esta segunda-feira, às 11h35, Portugal sofreu um apagão que deixou o país às escuras de norte a sul, como indicam vários relatos partilhados na rede social X. Desde o Algarve até Coimbra, várias zonas reportaram a falha de eletricidade. O TEK confirmou que os arquipélagos da Madeira e dos Açores não registaram interrupções no fornecimento.
O problema ultrapassa as fronteiras nacionais: também em Espanha e noutros países europeus, como França — nas regiões da Costa Basca e da Borgonha —, foram registadas falhas de energia. De acordo com a Ondacero, o apagão em Espanha é generalizado, afetando cidades como Sevilha, Madrid, Burgos, Granada, Málaga e Cádiz.
A publicação espanhola destaca que semáforos deixaram de funcionar, hospitais foram afetados e que as estradas estão em “caos” devido à falha dos sinais de trânsito.
Em Portugal, os hospitais de emergência estão a usar geradores para se manterem a operar. E também os semáforos apagados estão a causar transtornos na zona dos Clérigos e Aliados, no centro do Porto. Centenas de veículos amontoaram-se, cedendo passagens à vez, avança o Público, referindo ainda que as caixas de Multibanco estão fora de serviço. Os militares estão a ser convocados para uma estratégia de auxílio à população.
No momento em que atualizamos a notícia, o website da EDP e da E-redes (este entretanto reposto) estiveram em baixo. O caso já foi reportada ao Centro Nacional de Cibersegurança pela Sharing Analysis Community, o grupo que liga todos os fornecedores de energia em Portugal, aponta o Diário de Notícias. A causa ainda é desconhecida e segundo fonte do organismo, o incidente foi remetido para a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
❌Perante o cenário de falta de eletricidade geral verificada em todo o país.
🚔O trânsito torna-se um desafio maior.Respeite as orientações da PSP no terreno.
Reduza a velocidade e redobre a atenção.
Priorize a circulação segura: a sua calma salva vidas.#semprepresente pic.twitter.com/0PtWTSLBhp— PSP – Polícia de Segurança Pública (@PSP_Portugal) April 28, 2025
| Gostou do Artigo ? |
