fbpx
Mundo

Reabertura de lojas, centros comerciais e cabeleireiros já têm datas marcadas na Áustria… [Correção]

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto

Áustria vai tornar-se na primeira nação da Europa a levantar medidas de isolamento social… Aos poucos o Covida19 começa a dar sinais de desaceleração e alguns países preparam já um regresso à normalidade, como é o caso da Áustria e da Alemanha.

Já há três semanas que a Áustria tem adoptado medidas de distanciamento social à semelhança de outros países europeus, tais como Portugal. Entre as novas normas vigora o encerramento das escolas, dos bares, dos restaurantes, teatros e lojas de bens não essenciais. Os habitantes foram aconselhados a trabalhar em regime de tele-trabalho, caso o pudessem fazer.

A implementação destas medidas reduziu o aumento diário de infecções por coronavírus e o número de pessoas hospitalizadas estabilizou. Até ao momento, o país regista 220 mortes causadas pela doença e 12.206 casos confirmados de infecção por Covid-19.

O governo austríaco prepara-se para começar a reabrir as lojas de rua já a partir da próxima semana, impondo simultâneamente à população a utilização de máscaras.

«Reagimos de uma forma mais rápida e restritiva do que outros países, e portanto, conseguimos evitar o pior. Agora, teremos a possibilidade de sair desta crise mais rapidamente», disse Sebastien Kurz, chanceler austríaco, em declarações à imprensa. No entanto, o líder acrescenta que o plano ainda é provisório e que só poderá ser posto em prática se até lá, o povo continuar a aderir às medidas que promovem o distanciamento social e se confinarem de forma geral às suas habitações.

Neste sentido, as lojas de bens não essenciais até 400 metros quadrados vão reabrir no dia 14 de Abril, um dia depois da segunda-feira seguinte à Páscoa. No dia 1 de maio será a vez de os centros comerciais, os cabeleireiros e todas as lojas de dimensões superiores reabrirem as portas. No entanto, cada estabelecimento só poderá aceitar um cliente por cada 20 metros quadrados ao mesmo tempo. Já os restaurantes e os hotéis terão de esperar até meados de maio para voltar a abrir portas ao público. Os eventos estão totalmente proibidos até ao final de Junho.

Já relativamente à Alemanha, o país está mais contido no levantamento de medidas de restrição, contudo elaborou uma lista de medidas, incluindo a utilização obrigatória de máscaras em público, limites de recolha e o rastreio rápido das cadeias de infecção, para ajudar a permitir um regresso gradual à normalidade a partir do dia 19 de Abril. O projecto esteve a cargo do Ministério do Interior, onde assumem que a pandemia pode durar até 2021.

Nota: O artigo original continha titulo falso ou parcialmente falsos. A correção foi efectuada após o conteúdo original ter sido verificado por verificadores de factos independentes.

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto

Deixe o seu comentário: