fbpx
Famosos

MORREU HISTÓRICO TREINADOR FRANCÊS 🇨🇵

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto

E o ano de 2020 fez nova vítima, novamente no futebol.

Faleceu o mítico e histórico treinador francês Gerard Houllier, aos 73 anos, apenas um dia após regressar a casa, na sequência de (nova) operação ao coração.

Houllier era um doente com recorrentes problemas do coração, situação que começou em 2001 quando liderava o Liverpool, a 13 de outubro 2001, antes de um jogo dos “reds”. Ainda assim, “aguentou” mais 10 anos na alta roda do futebol profissional, tendo-se despedido dos relvados ao serviço do Aston Villa, em 2010/2011.

Houllier foi um treinador de grande prestígio. Em França, onde começou a carreira, ganhou o primeiro título de campeão da história do PSG, em 1986. Em 2006 e 2007 sagrou-se campeão pelo Lyon.

Em Inglaterra, teve anos dourados no Liverpool. Em 2000/2001 teve um ano (quase) perfeito, falhando apenas a conquista da Premier League, que sorriu ao United: ganhou Taça UEFA, Supertaça Europeia e Taça de Inglaterra e Taça da Liga.

O treinador francês também foi selecionador do seu país, mas aí não teve tanto sucesso: falhou de forma redundante a qualificação da França para o Mundial 94, resistindo apenas 12 jogos no comando dos “bleus”.

Parte agora aos 73 anos e deixa um legado de sucesso.

Dos poucos treinadores mundiais que teve grande sucesso sem nunca ter sido futebolista profissional.

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto

 

Deixe o seu comentário: