| Gostou do Artigo ? |
Esta segunda-feira, o Vaticano confirmou que o funeral do Papa Francisco será realizado dentro de nove dias, com o conclave para a escolha do novo líder da Igreja Católica agendado para o próximo mês.
Francisco partiu esta manhã, aos 88 anos, após um pontificado que durou doze anos e que deixou uma marca indelével na história recente da Igreja. Foi uma liderança moldada pela coragem de enfrentar os escândalos dos abusos sexuais, pela gestão de uma crise sanitária global e por uma voz firme contra as guerras e injustiças sociais.
Nascido Jorge Mario Bergoglio, a 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, foi o primeiro Papa da ordem dos Jesuítas e também o primeiro pontífice da América Latina, uma escolha que simbolizou uma Igreja mais aberta, próxima e inclusiva.
Nos últimos tempos, a sua saúde vinha a degradar-se. Uma pneumonia bilateral obrigou a um internamento prolongado de 38 dias, tendo regressado ao Vaticano a 23 de março. Ainda assim, no domingo de Páscoa, apareceu para saudar os fiéis com a tradicional bênção Urbi et Orbi — um último gesto de fé e proximidade, na véspera da sua morte.
| Gostou do Artigo ? |
