Gostou do Artigo ? |
As estradas perto de Grindavik, na costa sul da Islândia, foram fechadas ao público esta segunda-feira, 13, enquanto o país se prepara para uma erupção vulcânica.
Carros da polícia foram estacionados em estradas rumo à cidade e, no asfalto, já se verificam fissuras. Cerca de 4 mil pessoas foram retiradas de Grindavik ao longo do passado fim de semana, devido ao receio de que rocha derretida pudesse vir à superfície e atingisse a cidade costeira e uma central de energia geotérmica.
Houve cerca de 900 sismos na península de Reykjanes, o que aumentou a preocupação em relação a uma possível erupção vulcânica. Esta área é conhecida por ser um ponto vulcânico e sísmico, e o vulcão Fagradalsfjall, com 385 metros de altura, situa-se a 40 quilómetros de Reiquejavique, a capital islandesa.
Em março de 2021, surgiram fontes de lava de uma fissura no chão com entre 500 e 750 metros na região do sistema vulcânico. A atividade vulcânica prolongou-se durante seis meses nesse ano, levando milhares de islandeses e turistas a visitarem o local. Em agosto de 2022, ocorreu uma erupção de três semanas na mesma área, seguida por outra em julho de 2023.
Gostou do Artigo ? |