Gostou do Artigo ? |
Todos os arguidos do caso BES/GES vão a julgamento, decidiu o juiz. Ricardo Salgado irá responder por 65 crimes, “nos exatos termos da acusação”.
A fase de instrução começou em 26 de abril de 2022, ainda sob a responsabilidade do juiz Ivo Rosa, substituído por Pedro Santos Correia em setembro, por decisão do Conselho Superior da Magistratura.
Em 14 de julho de 2020, a investigação do DCIAP resultou em acusações contra 25 arguidos (18 pessoas e sete empresas), incluindo o antigo presidente do Grupo Espírito Santo (GES), Ricardo Salgado. O ex-banqueiro foi acusado de 65 crimes, incluindo associação criminosa, corrupção ativa, falsificação de documentos, burla qualificada, branqueamento de capitais, infidelidade e manipulação de mercado.
Considerado um dos maiores processos da história da justiça portuguesa, este caso envolve 242 inquéritos que foram apensados ao processo principal, bem como queixas de mais de 300 pessoas, residentes em Portugal e no estrangeiro.
Segundo o Ministério Público, a derrocada do Grupo Espírito Santo em 2014 causou prejuízos superiores a 11,8 mil milhões de euros.
Gostou do Artigo ? |