Gostou do Artigo ? |
Um estudo hoje divulgado, divulga que os portugueses estão entre os condutores que mais utilizam o telemóvel enquanto conduzem, incluíndo o recurso ao sistema mãos livres, um estudo que abrangeu mais de 5 mil condutores europeus e mais de 3 mil norte-americanos.
De acordo com o estudo “Global Driving Safety Survey”, desenvolvido pela Liberty Seguros e que teve a colaboração da Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP), 74% dos portugueses utilizam o telemóvel durante a condução, superando os irlandeses e os norte-americanos (67%), os franceses (58%), os espanhóis (55%) e os britânicos (47%).
Em contrapartida, apenas 13% dos portugueses inquiridos garantem que colocam o telemóvel fora do alcance durante a viagem de carro e, no que diz respeito ao volume do toque, 73% diz ter o telemóvel a tocar, 9% em silêncio e 18% em modo de vibração.
Apesar dos 73% reconhecerem o risco ligado à utilização do telemóvel durante a condução, 43% dos portugueses inquiridos num outro estudo internacional consideraram aceitável falar ao automóvel recorrendo aos sistemas de alta voz, uma média superior à dos condutores da União Europeia (33,8%).
Gostou do Artigo ? |