fbpx
Famosos

Conheça as dicas para saber se uma nota é verdadeira ou falsificada

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto

Todos os dias deve ter pelo menos uma nota nas suas mãos, mas já pensou se a nota é verdadeira ou falsa? Pois bem, para seu conhecimento, em dois anos e meio, foram apreendidas mais de 26 mil notas falsas, no valor de 1,3 milhões de euros, em países como a França, Alemanha, Espanha e Portugal.

Saiba como detetar uma nota falsa
– 
Toque na nota e sinta a textura e firmeza do papel de algodão, a rugosidade nos elementos impressos em relevo: as iniciais do BCE, o pórtico ou janela, a denominação e as marcas táteis.

Observe as notas de euro contra a fonte de luz e verifique a presença de marcas de água, filete de segurança, janela com retrato (nas notas de 20, 50, 100 e 200 euros, da série Europa).

– Incline as notas e verifique: banda holográfica com retrato de Europa (figura mitológica grega), o símbolo do euro, o motivo arquitetónico e o valor da nota. O número esmeralda, dependendo do ângulo, muda de cor.

Como proceder quando encontra uma nota falsa
– Se tiver dúvidas, não a aceite. Não receberá qualquer compensação;

– Solicite educadamente outra nota e assuma que a pessoa que lha apresentou está inocente. Sugira-lhe que vá à polícia local, banco ou Banco de Portugal. Nunca coloque em risco a sua segurança;

– Informe de imediato as autoridades policiais locais;

– Procure fixar tanta informação quanto possível sobre a pessoa que lhe apresentou a nota suspeita;

– Se aceitou uma nota contrafeita, não a recoloque em circulação. Constitui um crime.

 

fonte: correio da manhã

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto

Deixe o seu comentário: