Gostou do Artigo ? |
Cláudio Ramos prepara-se para enfrentar mais uma intervenção ao coração. Segundo revelou a revista Nova Gente, o apresentador da TVI irá submeter-se, em breve, a uma ablação cardíaca — um procedimento especializado, indicado para tratar arritmias, que consiste na introdução de cateteres no coração para neutralizar as zonas que estão a gerar os impulsos eléctricos anómalos.
Esta decisão surge após um internamento em junho, na sequência de um episódio de fibrilhação auricular — a arritmia crónica mais comum. Esta condição afeta especialmente pessoas com mais de 70 anos, sendo que em Portugal estima-se que entre 200 a 250 mil pessoas sofram deste problema cardíaco.
De acordo com a explicação clínica disponibilizada pela CUF, a fibrilhação auricular provoca batimentos irregulares e, muitas vezes, acelerados, podendo atingir entre 80 e 160 por minuto. Esta disfunção impede o coração de bombear o sangue de forma eficiente, aumentando o risco de formação de coágulos. Quando transportados pela corrente sanguínea, estes coágulos podem alojar-se em qualquer parte do corpo, incluindo no cérebro, podendo causar um AVC.
A nova intervenção poderá ajudar Cláudio Ramos a recuperar estabilidade cardíaca e evitar complicações futuras.
Gostou do Artigo ? |