Gostou do Artigo ? |
Bibá Pitta esteve presente no “Goucha”, programa da TVI, apresentado por Manuel Luís Goucha, numa conversa cheia de desabafos.
A certa altura, quando falava sobre a sua filha Madalena, que tem trissomia 21, a mesma foi confrontada sobre o fato da filha ter nascido “numa classe privilegiada”.
A mesma começa por dizer: “Certo. Por isso eu também ter muita atenção quando falo sobre a Madalena mas também não posso deixar de falar da minha família onde eu nasci, com todo o amor e todo o respeito. E também optei por ficar em casa por pude, mas também sempre trabalhei em casa e muita gente sabe que o trabalho de uma mãe cuidadora de cinco filhos, casa, marido e ainda fazendo algumas coisas- que eu fui sempre trabalhando- é muito trabalho”.
Foi nesse momento que Bibá Pitta lamentou as críticas: “E olha que o nosso trabalho- e agora é para as mães todas que estão em casa- não é reconhecido, nada, é zero, e ainda nos chamam de dondocas, que não fazemos nada (…). É uma injustiça brutal e as mães, para mim, são polvos. As mães saem, vão trabalhar, vão buscar os filhos e ainda têm que fazer o jantar (…). Esse trabalho de mãe é um trabalho exaustivo e muitas vezes precisa de ajuda e não lhe é dada assim como o trabalho da cuidadora, fala-se muito dos cuidadores que trabalham e os cuidadores que estão em casa? Não lhes é dado e devido valor”.
Gostou do Artigo ? |