Gostou do Artigo ? |
A casa de Messi na ilha espanhola de Ibiza foi vandalizada por ativistas ambientais que pretendem chamar a atenção para “a responsabilidade dos ricos na crise climática”, informa a AFP. Membros do grupo Futuro Vegetal divulgaram um vídeo em frente à mansão na costa oeste de Ibiza com o cartaz: “Ajude o planeta, coma os ricos. Acabe com a polícia”. Os ativistas atiraram tinta vermelha e preta contra a fachada do edifício.
Em comunicado, o coletivo disse que, com esta “desobediência civil não violenta”, pretendem denunciar as políticas do Governo que agravam a crise climática, bem como “a desigual responsabilidade” do combate às alterações.
Os ativistas recordaram um estudo que indica que o 1% de pessoas mais ricas do mundo gerou a mesma quantidade de emissões de carbono que dois terços da população mais pobre, embora sejam as pessoas com menos condições financeiras com maiores prejuízos das alterações climáticas.
O grupo defende que a construção da habitação do futebolista argentino é “ilegal”, tendo sido adquirida por Messi pelo preço de 11 milhões de euros.
É a segunda vez que o Futuro Vegetal escolhe Ibiza para protagonizar ações reivindicativas. No último verão vandalizou uma discoteca e entrou numa festa num clube noturno de luxo.
🇪🇦🇦🇷 | Activistas climáticos de la organización Futuro Vegetal vandalizaron la casa del futbolista argentino Lionel Messi en Ibiza, España. pic.twitter.com/Jkjm4OTv5i
— Alerta Mundial (@AlertaMundoNews) August 6, 2024
Gostou do Artigo ? |