| Gostou do Artigo ? |
Na passada sexta-feira, a Praça Duque da Terceira, no Cais do Sodré, foi palco de uma nova intervenção artística de Bordalo II, que transformou a praça num enorme tabuleiro de Monopólio, trazendo à tona a atual crise habitacional em Portugal.
A instalação, intitulada Provoc, cobriu a rotunda da praça com uma gigantesca lona que reproduz o popular jogo de tabuleiro. A mensagem é clara: “As nossas cidades estão a ser convertidas em tabuleiros de jogo. O direito à habitação, que deveria ser garantido pela Constituição, está agora à mercê da sorte. Alguns trocam casas por hotéis, outros hipotecam as suas propriedades aos bancos, e há quem seja o próprio banco. Mas neste jogo, nem todos começam com a mesma quantia e poucos têm a sorte de passar pela casa de partida”, escreveu o artista nas suas redes sociais, onde partilhou imagens da instalação.
A escolha do Monopólio, um jogo criado nos Estados Unidos no início do século XX, não é casual. O jogo simula um mercado imobiliário onde o principal objetivo é levar os adversários à falência — um paralelismo desconcertante com o que muitos portugueses experienciam nas grandes cidades.
Ver esta publicação no Instagram
| Gostou do Artigo ? |
