Famosos

REVELADA toda a VERDADE sobre o APAGÃO!

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto

A REN – Redes Energéticas Nacionais revelou, através da agência Reuters, que o apagão elétrico em Portugal, registado na segunda-feira, 28 de abril, foi causado por uma falha na rede elétrica de Espanha, provocada por um “fenómeno atmosférico raro”. A falha foi detectada às 11h33, hora de Lisboa, e gerou interrupções no fornecimento de energia em várias regiões da Península Ibérica e parte do território francês.

A REN explicou que o fenómeno, conhecido como “vibração atmosférica induzida por Ging”, foi desencadeado por uma forte variação de temperatura no interior de Espanha, o que gerou oscilações anómalas nas linhas de muito alta tensão (400 kV). Essas oscilações causaram um desequilíbrio nos sistemas elétricos interligados da Europa, o que levou a cortes de energia em cadeia.

Embora inicialmente tenha circulado a informação, proveniente de fontes não identificadas, de que o restabelecimento completo da rede poderia levar até uma semana, a REN desmentiu prontamente essa alegação. A empresa garantiu, em comunicado à CNN Portugal, que o processo de reenergização da rede já está em andamento, com atualizações sendo fornecidas pelos canais oficiais.

A E-Redes, que é responsável pela distribuição de energia em Portugal, confirmou que a interrupção foi causada por problemas na rede elétrica de muito alta tensão em Espanha. A empresa garantiu que está a trabalhar em estreita colaboração com a REN para repor o fornecimento de eletricidade com a maior brevidade possível.

A REN também frisou que a reposição da energia está a ser feita de maneira faseada, de forma a garantir a estabilidade da rede elétrica, e apelou à população para que acompanhe as informações oficiais.

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto

Deixe o seu comentário: