Gostou do Artigo ? |
Neste dia 9 de janeiro, quinta-feira, Marie foi diagnosticada com bipolaridade e que saiu “de um surto de euforia muito profunda“.
Sílvia Botelho, psicóloga, esteve no “Noite das Estrelas”, da CMTV, onde explicou em que consiste o diagnóstico de bipolaridade: “É muito importante percebermos que a bipolaridade é a segunda doença psiquiátrica mais grave que existe, sendo a esquizofrenia a primeira mais grave de todas. Para mim, a bipolaridade é a primeira mais grave porquê? Para já, as pessoas não percebem nada do que é a bipolaridade, desculpem lá estar a dizer“.
Acrescentou: “Porque as pessoas têm muito a ideia que a bipolaridade é aquilo que, no senso comum, se diz que está triste e depois está alegre, irritado. Não é nada disto, a bipolaridade está muito longe de ser estas alterações de humor diárias. A bipolaridade é uma doença psiquiátrica grave no qual as pessoas passam por duas fases essenciais: a fase de euforia, supostamente a fase em que a Marie estava, um descontrolo porque é uma fase em que as pessoas começam a não gostar dela, a fazer coisas horríveis, a afastar amigos, tem mas não tem [noção], depende do nível psicótico em que ela está e isso tem que ser avaliado“.
Sílvia Botelho indicou também: “Eu estou diariamente com pessoas bipolares, bipolares a sério, não é aquela bipolaridade que as pessoas chamam, porque eu acho que falta mesmo alguma literacia a nível da saúde mental em relação a estes termos, que são muitas vezes aplicados termos que muitas vezes não são. Perturbação bipolar é uma perturbação de alterações de humor, mas específica. A fase maior é a fase maníaca, que é a fase de euforia, fica durante muito tempo maníaca. Depois fica muito tempo deprimida, a fase da vergonha é muito típica dos bipolares, quando a fase maníaca desce eles ficam mesmo com vergonha“.
Duarte Siopa referiu que preferia que Marie fizesse um vídeo a desculpar-se, ao que a psicóloga contrapôs: “É tudo aquilo que ela não quer, se foi este diagnóstico e se é verdadeiro, as pessoas estão a colocar em causa se é verdadeiro ou não, eu tenho quase a certeza que é. Normalmente as pessoas quando entram na fase de depressão, não é uma depressão como as pessoas também falam. A depressão na bipolaridade é gravíssima, é uma depressão a sério que até as pessoas têm visão suicida e por isso é que é uma das doenças mais graves que existe do ponto de vista psiquiátrico“.
Sílvia Botelho recomendou Marie com o que considera ser “essencial” fazer nesta fase: “Terapêutica, medicação e psicoterapia. E, normalmente, estas pessoas arrasam com a própria vida delas, porque elas põem pessoas a não gostar delas, as famílias que vivem com pessoas bipolares são pessoas muito sofridas“.
Gostou do Artigo ? |