Gostou do Artigo ? |
Na mesma semana, dois dos filmes mais aguardados do ano estrearam simultaneamente nos cinemas em todo o mundo, atraindo milhões de pessoas e com o simbolismo particular do contraste temático de ambos.
De um lado, temos “Barbie”, o filme em tons de cor-de-rosa de Greta Gerwig sobre a boneca mais famosa da história, interpretada por Margot Robbie. Neste filme, contracena com Ryan Gosling, que interpreta Ken. Do outro lado, temos o thriller “Oppenheimer”, o novo projeto do aclamado realizador Christopher Nolan, com Cillian Murphy no papel titular de Robert J. Oppenheimer, o inventor da bomba atómica que devastou as cidades japonesas de Hiroxima e Nagasáqui durante a Segunda Guerra Mundial.
Em conjunto, essas estreias ficaram conhecidas como “Barbenheimer”, uma combinação dos dois títulos, que se manteve em destaque nas redes sociais nas últimas semanas. Vários espectadores optaram por assistir a sessões duplas para poder experimentar as duas obras, que, no geral, têm sido elogiadas tanto pela crítica especializada como pelos espectadores.
E então, quem está saindo vencedor desse confronto nos cinemas portugueses? De acordo com os dados do Instituto de Cinema e Audiovisual para os dias 20 a 23 de julho, ou seja, de quinta-feira a domingo, a vitória é mesmo de “Barbie”, que já teve mais de 189 mil espectadores, resultando em uma receita de bilheteria de aproximadamente 1 milhão e 144 mil euros. Já “Oppenheimer” atraiu cerca de 81 mil espectadores, com uma receita de 579,4 mil euros.
Para se ter uma ideia da dimensão desses números, é importante mencionar que apenas esses quatro dias de exibições colocam “Barbie” na 9ª posição dos filmes mais vistos neste ano nos cinemas em Portugal, enquanto “Oppenheimer” já está na 14ª posição. Isso significa que ambos são sucessos consideráveis. Atualmente, o filme líder dessa classificação de 2023 é “Velocidade Furiosa X”, com o décimo capítulo da saga protagonizado por Vin Diesel, que levou 683.465 espectadores aos cinemas e rendeu mais de 4,2 milhões de euros.
Em termos de bilheteria acumulada nos diversos mercados mundiais, “Barbie” também sai na frente, com receitas de 511 milhões de dólares (461,1 milhões de euros), em comparação com os 176 milhões de dólares (158,8 milhões de euros) de “Oppenheimer”, de acordo com a ‘Polygon’. Nos Estados Unidos, por exemplo, foi o quarto fim de semana mais movimentado da história do cinema, segundo a ‘Deadline’.
Gostou do Artigo ? |